• 30/10/2019

    Imóvel para locação: o que é importante analisar?

    Imóvel para locação: o que é importante analisar?

    Alugar um imóvel é uma boa opção para muitas pessoas, seja por busca de independência, começo de uma vida casada, estudo em outra cidade, entre outros diversos motivos.

    Entretanto, alguns pontos devem ser analisados para que a decisão final seja satisfatória e seu novo lar realmente valha a pena, principalmente quando é a primeira vez que se está alugando. Confira quais são eles:

    Pesquisa

    Tenha paciência quando o assunto for pesquisar o imóvel ideal. Levar em consideração a localização, tamanho do imóvel, vizinhança e condição da residência são de suma importância.

    Portanto, nada de pressa! Realizar uma ampla pesquisa para obter um resultado mais eficiente é o melhor caminho.

    Calcule os gastos

    Tenha em mente que existem despesas indiretas que estão ligadas ao imóvel, como: IPTU, condomínio e seguro residencial, por exemplo.

    Também é importante colocar no papel alguns gastos como transporte e alimentação. Dessa forma, você irá conseguir se organizar melhor e evitará passar por apertos.

    Documentação

    A documentação necessita de uma atenção especial para que nada saia errado. Lembre-se de sempre solicitar um contrato, ele será sua garantia caso alguma regra não seja devidamente comprida pelo locador.

    Para locar um imóvel, você deve ter mais de 18 anos e estar com o RG, CPF e comprovantes de residência e renda em mãos.

    Vistoria

    Antes de firmar o contrato, você tem direito a uma vistoria: não a desperdice! Ela será útil para identificar todas as condições do imóvel que for locar, portanto, ficar atento a pintura (se há infiltração), ao sistema de gás, vidros, mobília, pisos, revestimentos, azulejos, fechaduras, luz e outras falhas e primordial.

    Problemas na fiação elétrica e na rede hidráulica devem ser constatados conforme aparecerem com o tempo de uso.